Novidades Galerias
   
Por que Reiniciar um Computador Resolve Tantos Problemas?

 
Se você pedir a um amigo, que entende mais sobre informática, como corrigir um problema que você esteja tendo com o seu computador Windows, ele provavelmente irá perguntar: “Você já tentou reiniciá-lo?” Esta pode parecer uma resposta carregada de certo tom de ironia, mas reiniciar um computador realmente pode resolver muitos problemas.
 
Surge então a dúvida: Por que reiniciar um dispositivo ou um programa pode resolver vários problemas? E por que usuários mais avançados não tentam identificar e corrigir os mesmos, em vez de simplesmente “reiniciá-lo”?
 

Isto Não Se Trata Só do Windows

Tenha em mente que esta solução não é apenas limitada a computadores Windows, mas se aplica a todos os tipos de dispositivos dentro do universo da computação. Você receberá respostas para os seus problemas como “tente reiniciá-lo” também relacionado a roteadores sem fio, iPads, smartphones e tablets Android, e outros. Este mesmo conselho se aplica até mesmo ao software — o seu Firefox está lento e consumindo muita memória? Tente fechá-lo e reabri-lo em seguida!

 

Alguns Problemas Requerem uma Reinicialização

Para ilustrar o porquê do fato de reinicializar um dispositivo resolve tantos problemas, vamos dar uma olhada no problema de software “mortal” que um computador Windows pode ter: — O Windows pára completamente, exibindo a tela azul da morte. A tela azul foi causada por um erro de baixo nível, provavelmente um problema com um driver de hardware ou uma falha de hardware. O Windows atinge um estado em que ele não sabe como recuperar, por isso pára, mostra uma tela azul da morte, reúne informações sobre o problema, e reinicia automaticamente o computador para você. Este reinício corrige a tela azul da morte.

O Windows ficou melhor em lidar com os erros — por exemplo, se o seu driver de placa gráfica falhasse o Windows XP teria congelado. No Windows Vista e em versões mais novas do Windows, a área de trabalho do mesmo perderia seus efeitos gráficos extravagantes por alguns segundos, antes de recuperá-los. Nos bastidores, o Windows está na verdade reiniciando o driver de vídeo com defeito.
Mas porque o Windows simplesmente não corrige o problema, em vez de reiniciar o driver ou até mesmo o próprio computador? Bem, porque ele não pode — o código encontrou um problema e parou de funcionar completamente, então, não há nenhuma maneira dele continuar. Ao reiniciar, o código pode começar a partir do zero e felizmente ele não encontrará o mesmo problema novamente.
 
 

Exemplos de Reiniciar e Corrigir Problemas

Enquanto alguns problemas requerem um reinício completo — porque o sistema operacional ou um driver de hardware parou de funcionar — nem todo problema precisará disto. Alguns problemas podem ser corrigidos sem a necessidade de uma reinicialização, embora uma reinicialização seja a opção mais fácil.

  • O sistema Windows está lento: Vamos supor que o Windows esteja executando de forma lenta. É provável que um programa com mau funcionamento esteja usando 99% da CPU e drenando os recursos do computador. Um usuário experiente poderia ir até o Gerenciador de Tarefas do Windows e dar uma olhada, com a esperança de localizar o processo malcomportado e finalizá-lo. Se um usuário médio se deparasse com esse mesmo problema, ele poderia simplesmente reiniciar o seu computador para corrigi-lo, em vez de ficar procurando em seus processos em execução.
  • O Firefox ou Outro Programa está Usando Muita Memória: No passado, o Firefox foi uma espécie de “garoto propaganda” para vazamentos de memória* em computadores comuns. Com o tempo, o Firefox costumava consumir mais e mais memória, ficando cada vez maior e deixando tudo mais lento. Quando se encerrava o Firefox, consequentemente, ele liberava toda a memória. Quando se executava o Firefox novamente, ele iniciava a partir de um estado limpo sem nenhum vazamento de memória. Isto não se aplica apenas ao Firefox, mas a qualquer software com vazamentos de memória.
  • Problemas de Internet ou Rede sem Fio: Se estiver tendo problemas com o seu WI-Fi ou conexão de internet, o software presente no seu roteador ou modem pode ter encontrado algum problema. Reiniciando o roteador — apenas desligando-o da tomada e religando-o novamente — é uma solução comum e simples para a maioria dos problemas de conexão.
  • *Memory leak, ou vazamento de memória, é um fenômeno que ocorre em sistemas computacionais quando uma porção de memória, alocada para uma determinada operação, não é liberada quando não é mais necessária. A ocorrência de vazamentos de memória é quase sempre relacionada a erros de programação e pode levar a falhas no sistema se a memória for completamente consumida.
 Em todos os casos, uma reinicialização limpa o problema ou conflito no software. Da mesma forma qualquer código que esteja preso em um estado de mau comportamento também será limpo. Quando você reiniciar o computador ou dispositivo ele partirá do sistema zerado, reiniciando todo o software do zero: desta forma ele irá funcionar tão bem como estava, antes do problema.
 
 
 
Por último, a resposta é que “ao reiniciar um computador você limpa o estado atual do software problemático, incluindo quaisquer problemas que se desenvolvam, e lhe permite começar de novo a partir do zero”. É mais fácil e rápido começar a partir de um estado limpo, do que identificar e corrigir problemas que possam estar ocorrendo — na verdade, em alguns casos, pode ser impossível corrigir problemas sem começar a partir daquele estado limpo (zerado).
 
Créditos das imagens: Konrad Twardowski, via Flickr
Fonte: How-to Geek

Contador de Visitantes

contador visitas

 

 

 

 


 




Municípios atendidos:

Tweet